segunda-feira, 28 de abril de 2008



A Entrevista

Os métodos de entrevista caracterizam-se por um contacto directo entre o investigador e os seus interlocutores e por uma fraca directividade por parte daquele. Instaura-se, uma verdadeira troca, durante a qual, o interlocutor do investigador exprime as suas percepções de um acontecimento ou de uma situação, as suas interpretações ou as suas experiências, ao passo que, através das suas perguntas abertas e das suas reacções, o investigador facilita essa expressão, evita que ela se afaste dos objectivos da investigação e permite que o interlocutor aceda a um grau máximo de autenticidade e de profundidade.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Teoria Fundamentada - Grounded theory

Os investigadores qualitativos que entendem o seu trabalho como uma tentativa para desenvolver "teorias fundamentadas", não recolhem dados ou provas com o objectivo de confirmar ou infirmar hipóteses construidas previamente:as abstracções são construídas à medida que os dados particulares que foram recolhidos se vão agrupando. Esta teoria procede de "baixo para cima" com base em peças individuais de informação recolhida que são inter-relacionadas.O investigador planeia utilizar parte do estudo para perceber quais as questões mais importantes.Não presume que se sabe o suficiente para reconhecer as questões importantes antes de efectuar a investigação.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

As Hipóteses


Uma hipótese é uma preposição que prevê uma relação entre dois termos, que, segundo os casos, podem ser conceitos ou fenómenos.Uma hipótese é uma proposição provisória, uma pressuposição que deve ser verficada. Construir uma hipótese não consiste simplesmente em imaginar uma relação entre duas variáveis. Essa operação deve inscrever-se na lógica teórica da problemática. Problemática, modelo, conceitos e hipóteses são indissociáveis: o modelo é um sistema de hipóteses articuladas logicamente entre si. Uma hipótese pode ser testada quando existe uma possibilidade de decidir, a partir da análise dos dados, em que medida é verdadeira ou falsa. Porém, ainda que o investigador conclua pela confirmação da sua hipótese ao cabo dum trabalho empírico conduzido com cuidado, precaução e boa fé, a sua hipótese não pode, ainda assim, ser considerada absoluta e definitivamente verdadeira, pois a complexidade e a mutabilidade do real fazem com que o progresso do conhecimento seja uma vitória parcial.Portanto o verdadeiro investigador nunca se esforçará por provar a todo o custo o valor de objectividade das suas hipóteses, ele procurará delimitar os seus contornos, não para as estabelecer mas para as aperfeiçoar, o que implica, de facto, que as ponha de novo em questão.

domingo, 20 de abril de 2008

Ainda sobre o questionário



Variantes

O questionário chama-se "de administração indirecta" quando o próprio inquiridor o completa a partir das respostas que lhe são fornecidas pelo inquirido. Chama-se "de administração directa" quando é o próprio inquirido que o preenche. O questionário é-lhe então entregue em mão por um inquiridor encarregado de dar todas as explicações úteis, ou endereçado indirectamente pelo correio ou por qualquer outro meio. Escusado será dizer que este último processo merece pouca confiança e só excepcionalmente é utilizado na investigação social, dado que as perguntas são muitas vezes mal interpretadas e o número de respostas é geralmente demasiado fraco. Em contrapartida, utiliza-se cada vez mais frequentemente o telefone neste tipo de questionário.

sábado, 19 de abril de 2008

O questionário


Um questionário é um instrumento de investigação que visa recolher informações baseando-se, geralmente, na inquisição de um grupo representativo da população em estudo. Para tal, coloca-se uma série de questões que abrangem um tema de interesse para os investigadores, não havendo interacção directa entre estes e os inquiridos.Um questionário é extremamente útil quando um investigador pretende recolher informação sobre um determinado tema. Deste modo, através da aplicação de um questionário a um público-alvo constituído, por exemplo, de alunos, é possível recolher informações que permitam conhecer melhor as suas lacunas, bem como melhorar as metodologias de ensino podendo, deste modo, individualizar o ensino quando necessário.
A importância dos questionários passa também pela facilidade com que se interroga um elevado número de pessoas, num espaço de tempo relativamente curto.
Estes podem ser de natureza social, económica, familiar, profissional, relativos às suas opiniões, à atitude em relação a opções ou a questões humanas e sociais, às suas expectativas, ao seu nível de conhecimentos ou de consciência de um acontecimento ou de um problema, etc.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Características da Investigação Qualitativa

Na investigação qualitativa a fonte directa de dados é o ambiente natural, constituindo o investigador o instrumento principal:os investigadores qualitativos frequentam os locais de estudo porque se preocupam com o contexto; entendem que as acções podem ser melhor compreendidas quando são observadas no seu ambiente habitual de ocorrência.
A investigação qualitativa é descritiva: ao recolher os dados descritivos, os investigadores abordam o mundo de forma minuciosa; tentam analisar os dados em toda a sua riqueza, respeitando tanto quanto possível a forma em que estes foram registados ou transcritos.
Os investigadores qualitativos interessam-se mais pelo processo do que simplesmente pelos resultados ou produtos:os investigadores preferem investigar exaustivamente o "como" do que os resultados.
Os investigadores qualitativos tendem a analisar os seus dados de forma indutiva: não recolhem dados com o objectivo de confirmar ou infirmar hipoteses construidas previamente; as abstracções são construídas à medida que os dados particulares que foram recolhidos se vão agrupando.
O significado é de importância vital na abordagem qualitativa: os investigadores preocupam-se com as perspectivas participantes e fazem questão em se certificarem que estão a aprender as diferentes perspectivas adequadamente.

domingo, 13 de abril de 2008

Sobre a Investigação Qualitativa

A investigação qualitativa em Educação assume muitas formas e é conduzida em muútiplos contextos. Os dados recolhidos são designados por qualitativos, o que significa ricos em pormenores descritivos relativamente a pessoas, locais e conversas e de complexo tratamento estatístico. As questões a investigar são formuladas com o objectivo de investigar os fenómenos em contexto natural, por isso é também denominada investigação naturalista nomeadamente em Educação. As estratégias mais representativas da investigação qualitativa são a observação participante e a entrevista em profundidade. A abordagem é flexível e não se recorre a questionários, e dado o detalhe pretendido a maioria dos estudos são conduzidos com pequenas amostras.Nos casos onde o objectivo do investigador é o de captar a interpretação que determinada pessoa faz da própria vida o estudo designa-se por história de vida; e investigação de campo é uma expressão usada pelos antropólogos devendo-se a sua utilização ao facto dos dados serem recolhidos no campo. Outras expressões como interaccionismo simbólico, perspectiva interior, estudo de caso, ecologia, etc são expressões relacionadas com este tipo de investigação.

sábado, 12 de abril de 2008

Fui ver...


Hoje resolvi dedicar-me à tarefa de saber o que é realmente um webfólio! Sim porque eu ainda sou do tempo das canetas de tinta permanente e dos mata borrões. Portanto teve mesmo que ser.

Consultei vários sites como :




Cheguei à conclusão que posso apresentar os resultados, acompanhar a aprendizagem, fazer a avaliação...enfim tornar-me num agente efectivo do meu processo de aprender a aprender!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Primeiros passos...

"É mais fácil e adequado trabalhar primeiro a literatura sobre o tema e deduzir a partir daí as hipóteses da investigação, do que partir de hipóteses definidas a priori e ir à procura de literatura que as suporte."
Manuela Magalhães Hill
Andrew Hill