segunda-feira, 14 de abril de 2008

Características da Investigação Qualitativa

Na investigação qualitativa a fonte directa de dados é o ambiente natural, constituindo o investigador o instrumento principal:os investigadores qualitativos frequentam os locais de estudo porque se preocupam com o contexto; entendem que as acções podem ser melhor compreendidas quando são observadas no seu ambiente habitual de ocorrência.
A investigação qualitativa é descritiva: ao recolher os dados descritivos, os investigadores abordam o mundo de forma minuciosa; tentam analisar os dados em toda a sua riqueza, respeitando tanto quanto possível a forma em que estes foram registados ou transcritos.
Os investigadores qualitativos interessam-se mais pelo processo do que simplesmente pelos resultados ou produtos:os investigadores preferem investigar exaustivamente o "como" do que os resultados.
Os investigadores qualitativos tendem a analisar os seus dados de forma indutiva: não recolhem dados com o objectivo de confirmar ou infirmar hipoteses construidas previamente; as abstracções são construídas à medida que os dados particulares que foram recolhidos se vão agrupando.
O significado é de importância vital na abordagem qualitativa: os investigadores preocupam-se com as perspectivas participantes e fazem questão em se certificarem que estão a aprender as diferentes perspectivas adequadamente.

Sem comentários: