domingo, 13 de abril de 2008

Sobre a Investigação Qualitativa

A investigação qualitativa em Educação assume muitas formas e é conduzida em muútiplos contextos. Os dados recolhidos são designados por qualitativos, o que significa ricos em pormenores descritivos relativamente a pessoas, locais e conversas e de complexo tratamento estatístico. As questões a investigar são formuladas com o objectivo de investigar os fenómenos em contexto natural, por isso é também denominada investigação naturalista nomeadamente em Educação. As estratégias mais representativas da investigação qualitativa são a observação participante e a entrevista em profundidade. A abordagem é flexível e não se recorre a questionários, e dado o detalhe pretendido a maioria dos estudos são conduzidos com pequenas amostras.Nos casos onde o objectivo do investigador é o de captar a interpretação que determinada pessoa faz da própria vida o estudo designa-se por história de vida; e investigação de campo é uma expressão usada pelos antropólogos devendo-se a sua utilização ao facto dos dados serem recolhidos no campo. Outras expressões como interaccionismo simbólico, perspectiva interior, estudo de caso, ecologia, etc são expressões relacionadas com este tipo de investigação.

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