domingo, 1 de junho de 2008

Análise quantitativa-algumas considerações-I

Continuemos com algumas definições importantes para uma análise estatística:
Parâmetros – dados que mediante cálculos adequados de estatística inferencial são passíveis de serem generalizados à população da qual se extraiu a amostra; resumem as características da população e assumem valores numéricos fixos (constantes); ex: média da população (µ), variância populacional ( σ2), desvio-padrão populacional (σ)
Escala de medida é um conjunto organizado de regras para atribuir valores a uma variável ou característica. O tipo de escalas pode ser:
Nominal: relativas a variáveis que pressupõem atributos que só podem ser expressos em termos qualitativos: escalas para definir sexo, profissão, estado civil, classe sócio económica, partido político de preferência, orientação no tempo (passado, presente e futuro). É um tipo de medida num nível mais baixo ou primitivo das possibilidades, quando números ou outros símbolos são usados para classificar um objecto, pessoas ou características de ambos ou identificar os grupos a que vários objectos pertencem.
Ordinal: Construídas com base em atributos ou propriedades de natureza qualitativa, atributos esses que permitem estabelecer uma gradação de intensidade, uma ordenação. Exemplos: escalas de opinião, escalas de atitudes, nível académico. Quando se quer ultrapassar a simples atribuição de um rótulo ou nome a um indivíduo ou objecto, podem classificar-se os dados em categorias de um ordenamento preestabelecido, por exemplo: ordenação do grau de concordância com uma assertiva: concordo plenamente, concordo, indiferente, discordo, discordo plenamente ou avaliação de um produto ou serviço: Muito insatisfeito, Relativamente insatisfeito, neutro, Relativamente satisfeito e Muito satisfeito, ou classificação de alunos: 1º, 2º, 3º, ......30º.
O nível ordinal fornece informações sobre a ordenação, mas não indica a magnitude das diferenças entre os valores, por exemplo, quando classificamos alunos de uma turma, sabemos que o 1º apresentou melhor desempenho em um teste, por exemplo, mas não podemos inferir se ele sabe mais que o 2º, ou mais que o 3º etc; só podemos inferir que ele foi classificado em primeiro lugar.
Intervalar: pressupõem variáveis quantitativas e são expressas segundo uma escala de intervalos, sem ponto de referência (não têm um zero absoluto). Um intervalo maior da escala pode ser tomado com base no somatório de pequenos intervalos. Exemplos: nota numérica num exame. Quando a escala tem todas as características de uma escala ordinal e além disso se conhecem as distâncias entre dois números quaisquer da escala (unidade de medida) e o zero da escala de medida existe por convenção.Por exemplo:
Temperatura (Celsius, Fahrenheit).
Altura (metro, centímetro, pés)
Receitas de vendas (reais ou dólares)
Investimento em propaganda (reais ou dólares)
Tempo (calendário gregoriano e hebraico)
De razão ou proporcional: pressupõem variáveis quantitativas e a escala pressupõe a existência de um zero absoluto que indica a ausência completa da propriedade a medir. A razão (quociente) entre dois pontos da escala admite comparação com a razão entre dois outros pontos da escala. Ex. A escala do tempo; usadas sobretudo na Ciências Físicas para medir variáveis absolutas. Como detalhe, a escala intervalar é chamada de Escala de Razão ou proporcionalidade (quarto tipo), quando tem um ponto zero verdadeiro como origem (função linear: que passa pela origem). Explicando melhor, a razão (r = a/b) entre duas medidas guarda uma proporcionalidade independente da escala e todas as operações aritméticas podem ser feitas. Como exemplo, podemos citar várias grandezas físicas, tais como, pressão, volume, massa, distância etc., bem como contagem de valores monetários e financeiros.

Sem comentários: