domingo, 8 de junho de 2008

Análise quantitativa-algumas considerações-II

Continuando...
Variáveis- as variáveis podem ser qualitativas ou quantitativas. As variáveis qualitativas são aquelas para as quais uma medição numérica não é possível; As variáveis qualitativas podem ser ordinais ou nominais. As variáveis quantitativas dividem-se em discretas e contínuas. As discretas são definidas em um conjunto enumerável, sendo próprias de dados de contagem. As contínuas por sua vez, podem assumir qualquer valor real entre dois extremos (processo de medição).
Estatística: é a disciplina cujo objectivo fundamental é a recolha, a compilação, a análise e a interpretação de dados. Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informações (...) com a finalidade de através de resultados probabilísticos adequados, inferir de uma amostra para a população(...), e eventualmente mesmo prever a evolução futura de um fenómeno. Por outras palavras, é um instrumento de leitura de informação, e da sua transformação em Conhecimento. (Pestana, D. E Velosa, S.F., 2003, Introdução à Probabilidade e à Estatística, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian).
Estatística é a ciência de juntar, organizar, apresentar, analisar e interpretar dados numéricos ou não (informações) com o objectivo de tomar melhores decisões.
Utilidade da estatística: permite descrever e compreender relações entre variáveis de forma imediata: a informação é apresentada de modo a possibilitar uma rápida interpretação e identificação das relações mais importantes. Permite a tomada de melhores e mais rápidas decisões: é possível controlar mais informações num espaço de tempo mais curto. Facilita a tomada de decisões: o conhecimento de situações passadas e presentes, acompanhadas por uma previsão fundamentada da evolução futura, são as bases para as tomadas de decisões.
Fases do método de análise estatística
(i) Estabelecimento do objectivo da análise a efectuar e definição da
população correspondente.
(ii) Concepção de um procedimento adequado para a selecção de uma
ou mais amostras.
(iii) Recolha de dados.
(v) Estabelecimento de inferências acerca da população (com base na
informação amostral).
(iv) Análise dos dados
O principal objectivo da análise estatística consiste em determinar que generalizações sobre a população podem fazer-se a partir da amostra que da mesma foi recolhida. A designação de “amostra” é tomada correntemente num sentido mais amplo como sinónimo de dados ou observações enquanto a “população” é a totalidade; ou seja, o conjunto de todas as possíveis observações feitas em condições semelhantes
A evolução da estatística: Egito antigo, Babilônia, Roma: obter informações precisas para impostos e convocação militar. Na Inglaterra, 1086: Domesday Book. No Século XVII: Pascal, Bernoulli, estudos sobre probabilidade.No ano 1790, EUA: primeiro censo moderno.
n Século XIX: 1853, primeiro congresso internacional de Estatística; Regressão; 1890 - primeiro censo no Brasil. No Século XX: Karl Pearson (desvio padrão, teste do qui-quadrado, análise de componentes principais); Ronald Fisher (Análise de Variância), testes de hipóteses, axiomas de probabilidade, testes não paramétricos, uso da informática.


Sem comentários: